A aula inicia com a abordagem do agronegócio no contexto das microrregiões do Oeste Catarinense. A região oeste catarinense é formada pelas microrregiões de Concórdia, Joaçaba, Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê. A região apresenta diversidade de relevo contribui para a diversidade do agronegócio, onde a produção agrícola é representativa na produção agropecuária. Além do relevo, o clima contribui para produção de proteína animal, produção de grãos e demais segmentos do agronegócio.

A produção de proteína animal (suínos, aves e gado leiteiro) responsável pela agregação de valor aos grãos produzidos na região, tem permitido uma ocupação mais intensa da mão de obra local, atuando como cooperados e/disfemistas. Este é um diferencial dos sistemas produtivos da região. No entanto, este sistema produtivo sofre influência sistema financeiro por ser uma commodity cotado em moeda estrangeira.

A inclusão e evolução tecnológica neste sistema produtivo possibilita a redução nos custos de produção, redução de desperdício e aumento na produtividade. E a necessidade da busca para sustentabilidade resulta em oportunidade de pesquisas e desenvolvimento para este segmento.