O PROGRAMA

SOBRE O PROGRAMA E AS IES ASSOCIADAS

O Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) é resultado de um projeto coletivo, em forma  associada, que foi inicialmente proposto pelas IES Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Universidade do Contestado (UnC), Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tais universidades são Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES), integrantes do Sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), uma sociedade civil sem fins lucrativos criada em 1974 para congregar fundações educacionais do estado de Santa Catarina (SC).

UNIPLAC

Está sediada em Lages, na mesorregião Serrana, maior extensão territorial dentre os municípios catarinenses, formada por 18 municípios. Lages conta com uma população de 180.125 habitantes e ocupam uma área de 2.631,504 km².

UnC

localiza-se na mesorregião Oeste, é formada pelos Campi Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Porto União e Rio Negrinho e pelos 17 Polos de Educação a Distância localizados no Estado de Santa Catarina. Hoje, a UnC está presente em 15% do território catarinense, atingindo uma população de quase 2 milhões de pessoas.

UNESC

Está localizada na mesorregião do Sul Catarinense, na cidade de Criciúma (sede) e conta com um Campus avançado em  Araranguá, bem como polos de EAD. O município de Criciúma possui uma  população estimada de 217.311 habitantes e ocupa uma área de 235,6 km².

UNIVILLE

Tem presença nas mesorregiões Norte e Vale do Itajaí e apresenta como sede o Campus Joinville. Há também o Campus de São Bento do Sul, a de Unidade São Francisco do Sul e a Unidade Joinville Centro. Joinville é o município mais populoso de Santa Catarina com 597.658 habitantes e possui uma área de
1.126,106 km².

O PPGSP é o primeiro Programa Associado no sul do Brasil na área Interdisciplinar. Nessa perspectiva, por meio da cooperação entre as universidades, parques científicos e tecnológicos, parque de inovação social e incubadoras tecnológicas que o integram.

Apoiado pelas referidas IES que o mantém em forma associada, o PPGSP busca desenvolver a ciência, a tecnologia e a inovação pelo compartilhamento de ações e competências para promover a formação humanística, técnico-científica e cultural de seus discentes, por meio do ensino, pesquisa e extensão, priorizando o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas produtivos de forma sustentável.

OBJETIVOS DO PROGRAMA

  • Formar pesquisadores com atitude inovadora para o exercício da docência, pesquisa e atuação em diversos setores e campos estratégicos da sociedade, relacionados aos sistemas produtivos, inovação, sustentabilidade, gestão e conhecimento organizacional;
  • Contribuir para o avanço científico, apropriação e produção de conhecimento na área Interdisciplinar dos aspectos que envolvem a Engenharia/Tecnologia/Gestão.
  • Desenvolver atividades e pesquisas interdisciplinares e Inter profissionais com a participação de discentes e docentes, dando ampla visibilidade ao programa por meio das publicações científicas, eventos e parcerias empresariais.
  • Interagir contínua e sistematicamente com organizações públicas, privadas e do terceiro setor como estratégia de ensino-aprendizagem.
  • Promover o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, levando em consideração os aspectos econômicos, ambientais, sociais e os paradigmas da economia circular. 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA


Os sistemas produtivos têm em suas operações de larga e pequena escala a necessidade de otimizações e estudos que minimizem suas debilidades e maximizem sua efetividade, solucionáveis pelas futuras pesquisas capazes de agilizar ganhos em processos, bem como reduzir custos e desperdícios de forma sustentável. 

A presença de alta complexidade nos sistemas produtivos regionais carece de alternativas de pesquisas que foquem no desenvolvimento e aplicações de metodologias inovadoras, direcionadas a torná-los mais sustentáveis e eficazes em sua gestão e recursos. 

Observando estas demandas foi concebida a área de concentração do PPGSP, qual seja: Engenharia e Gestão em Sistemas Produtivos, que por sua vez é dividida em duas linhas de pesquisas, Sistemas Produtivos e Sustentabilidade e Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos.

A linha de pesquisa, Sistemas Produtivos e Sustentabilidade tem como propósito promover o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos, levando em consideração os aspectos econômicos, ambientais, sociais e os paradigmas da economia circular. Propõe atuar de forma interdisciplinar, com temas inovadores em Reaproveitamento e valorização de resíduos, Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, Tecnologias mais limpas e Otimização das Cadeias produtivas. 

A linha de pesquisa, Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos tem como propósito investigar os sistemas produtivos, por meio de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos em distintos contextos. Propõe atuar de forma interdisciplinar as temáticas, Estratégia e aprendizagem organizacional, Gestão do conhecimento, Inovação e Sustentabilidade; Inteligência empresarial; Gestão de processos e produção. 

Ademais, as linhas de pesquisa do PPGSP estão vinculadas às linhas de pesquisas institucionais das ICES associadas, o que permite a consolidação de grupos de pesquisa e o permanente diálogo entre os docentes e discentes, promovendo conhecimentos alinhados à
Engenharia, Tecnologia e Gestão em Sistemas Produtivos, com intuito de desenvolver competências e habilidades.

PÚBLICO ALVO e FORMAÇÃO


Devido ao seu caráter interdisciplinar, o PPGSP está aberto à candidatos com graduação (bacharéis, licenciados ou tecnólogos) em qualquer área do conhecimento, que busquem aprimoramento acadêmico e científico, por meio de formação qualificada, desenvolvendo pesquisas que contribuam para o aperfeiçoamento de produtos, processos e serviços, subsidiando propostas inovadoras aplicadas à gestão organizacional contemporânea. 

Na formação dos pós-graduandos, o PPGSP oportunizará um aprofundamento de sistemas produtivos em seus aspectos de gestão, tecnologia, produto, serviço e melhoria de processos, compreendendo o seu desenvolvimento no intuito de contribuir para as evoluções
sociais, econômicas e ambientais.

Assim, o PPGSP propicia formação continuada de recursos humanos para o exercício da docência, atuação no mercado de trabalho e pesquisa, voltados à geração de conhecimento, dos quais se possam extrair aplicações que visem solucionar problemas e estudar alternativas para avanços tecnológicos em sistemas produtivos.

Assim, a formação interdisciplinar ocorre por meio de trabalho colaborativo com a integração dos projetos de pesquisas e as disciplinas obrigatórias e optativas. A interdisciplinaridade e a colaboração estimulam a formação de pesquisadores qualificados e
capazes de dialogar com as linhas de pesquisa para fortalecer os diferentes campos de atuação.

Assim, o mestrado associado visa a formação de pesquisadores com visão sistêmica e interdisciplinar, com a capacidade de compreender e promover o desenvolvimento de Sistemas Produtivos na área de concentração em Engenharia e Gestão em Sistemas Produtivos.

HISTÓRICO DO CURSO

No Brasil existe uma grande heterogeneidade na capacidade de desempenho das competências nos Sistemas Produtivos que pode ser melhorada por meio da formação de recursos humanos. Nesse contexto, o PPGSP propõe desenvolver ações para promover a
inovação tecnológica e o aumento da competitividade, contribuindo para a estruturação dos sistemas produtivos.

Em 2016, um grupo de ICES catarinenses iniciou um estudo para criação de um Mestrado Associado em Sistemas Produtivos. A partir deste estudo um grupo de trabalho foi designado, e analisou a demanda da região de abrangência das ICES. Após ampla discussão, optou-se por concentrar os esforços para oferta do Programa nas mesorregiões Serrana, Sul Catarinense, Norte Catarinense, Oeste Catarinense e Vale do Itajaí.

As ICES participantes têm suas origens a partir de uma política de Estado de interiorização do ensino superior, com o objetivo de promover o desenvolvimento local e regional. Essas ICES são reconhecidas como agentes propulsores do desenvolvimento, devido à interação com as comunidades locais e regionais. Possuem um papel importante como agentes de desenvolvimento, por meio de ações que vão além da formação de qualidade, pois formam cidadãos comprometidos com o desenvolvimento local e regional.

O PPGSP foi planejado e estruturado com motivação maior de oferecer oportunidade de formação e de continuidade de estudos de alto nível para as referidas mesorregiões, com ênfase na contribuição relevante para o desenvolvimento organizacional e regional, público e
privado, nos aspectos de competitividade e inovação.

O PPGSP dará maior visibilidade ao compromisso social para a sociedade do conhecimento, alcançando pesquisas robustas, buscando atender as necessidades para o desenvolvimento produtivo sustentável e o fomento de tecnologias mais limpas.

Desde 2016 os docentes participantes do PPGSP vêm atuando de forma colaborativa em projetos de pesquisas nas mais variadas áreas do conhecimento. São pesquisadores que produzem seus trabalhos com a contribuição dos discentes bolsistas e/ou voluntários para a
promoção do desenvolvimento regional, social, econômico e ambiental.

O PPGSP atenderá as demandas das ICES, buscando fortalecer seus objetivos voltados para as questões de responsabilidade social, tanto na formação de cidadãos, quanto na identificação de problemas da comunidade e desenvolvimento regional. Nesse sentido, tem papel fundamental na interação com as comunidades locais e regionais, bem como de auxiliar na busca por resultados concretos para o desenvolvimento ambiental, econômico e social.

GRUPOS DE PESQUISA

EMPREENDEDORISMO, SUSTENTABILIDADE, INOVAÇÃO E SAÚDE – GPESIS
GESTÃO DE SISTEMAS PRODUTIVOS, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
GESTÃO DO CONHECIMENTO E DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
NÚCLEO DE ESTUDOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – NEEP
PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
GRUPO DE PESQUISA EM CERÂMICA TÉCNICA – CERTEC
GRUPO DE PESQUISA TURISMO E TERRITÓRIO
GRUPO DE PESQUISA EM MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS – GPMEQ