DISCIPLINAS

Horários e regime de oferta 

As aulas do PPGSP serão ministradas, preferencialmente, às sextas-feiras e sábados.

As disciplinas obrigatórias serão ofertadas em período específico, conforme cronograma.

As disciplinas optativas serão ofertadas, preferencialmente, em sistema intensivo.

Disciplinas Obrigatórias

Considerações históricas relevantes para a compreensão dos sistemas produtivos e sustentabilidade. Processos Produtivos e Sustentabilidade. Tipologia dos sistemas de produção. Processo de transformação e tipos de operações de produção em ambientes de manufatura e prestação de serviços. Complexos Industriais no Brasil. Mudanças climáticas e biodiversidade. Desenvolvimento Sustentável. Indicadores de Produtividade e Sustentabilidade. Projetos Sustentáveis.

Interdisciplinaridade: pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos. Problemas complexos: desafios e perspectivas da estratégia interdisciplinar. Conhecimento interdisciplinar em Sistemas Produtivos. O papel da interdisciplinaridade e da intersetorialidade em Sistemas Produtivos. Multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Interdisciplinaridade e inovação. Formação Interdisciplinar. Experiências de estudos interdisciplinares.

Método científico, ciência e conhecimento. Objeto e justificativa de projetos de pesquisa; objetivos e avaliação de problemas; hipóteses e questões de pesquisa. Revisão da literatura e o papel da teoria na pesquisa. Métodos e desenhos de pesquisa. Técnicas de coleta de dados. Análise e interpretação de resultados. Tipos de pesquisa. Bases de dados secundários. Veículos de publicação na área. Ética em pesquisa.

Métodos e modelos teóricos para a produção do conhecimento científico. Linhas de pesquisa. Produção do conhecimento em sistemas produtivos.

Disciplinas Optativas

Conceitos e teorias sobre Empreendedorismo. Evolução dos conceitos, relacionados ao perfil, competência, comportamento e liderança do empreendedor. Empreendedorismo Social. Intraempreendedorismo. Empreendedorismo Corporativo. Orientação estratégica empreendedora. Reconhecimento e identificação de oportunidades. Estudos da gestão em sistemas produtivos e a relação com o empreendedorismo.

Perspectivas na evolução da Inovação. A inovação como fator estratégico nas organizações. Resiliência tecnológica e Ambidesteridade em negócios. Indicadores de inovação. Princípio das Descontinuidades Tecnológicas e implicações sobre estratégias corporativas. Inovação Incremental e Inovação Radical. Inovação Aberta e Inovação Distribuída: impactos sobre o modelo de negócio.

Evoluções históricas da Gestão da Qualidade. Estratégias da Gestão Qualidade nas Organizações. Gestão da Qualidade em Serviços. Qualidade e as pessoas. Indicadores da qualidade e produtividade. Ferramenta para a Gestão da Qualidade e produtividade. Metodologias para Gestão da qualidade e produtividade. Indicadores da qualidade e produtividade.

Fundamentos da Gestão do Conhecimento. Fronteira entre a Engenharia do Conhecimento e a Gestão do Conhecimento. Gestão de Competências: tipos de competências: individuais, gerenciais e organizacionais. Capital Intelectual e Gestão de Competências. Inteligência Organizacional e competitividade. Aprendizagem nas Organizações. Capacidade de Absorção de Conhecimento. Estudo de conceitos relacionados à Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional, com abordagens baseadas em Modelos e Criatividade para promover o processo de descoberta do conhecimento e de mudanças.

Tipologias industriais, processos produtivos e geração de resíduos. Tecnologias para a redução, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e agroindustriais. Aspectos da gestão e sustentabilidade ambiental. Estudo de casos.

Conceitos e aplicações. Sistemas de custeio: Princípios e métodos. Análise de custo volume e lucro. Métodos e técnicas de análise de projetos de investimentos. Custo de capital. Critérios de avaliação de investimentos. Investimentos sob risco e incerteza.

Análise exploratória e descritiva dos dados. Distribuições de probabilidade discretas e contínuas. Distribuição amostral das médias. Testes de hipóteses. Teste t de Student. ANOVA de uma via. Teste de Tukey. Correlação e Regressão linear simples.

Teste de Shapiro-Wilk. Teste de Kolmogorov-Smirnov. Teste U de Mann-Whitney. Teste T de Wilcoxon. Teste H de Kruskal-Wallis. Teste de Dunn. Teste de Friedman. Coeficiente de correlação de Kendall. Coeficiente de Correlação de Spearman.

Elementos centrais da pesquisa qualitativa. Desenho da pesquisa qualitativa com suas diferentes formas de dados, coleta e análise. Fontes de pesquisa. Instrumentos de Pesquisa Qualitativa. Técnicas de levantamento, coleta e análise de dados. Entrevista em profundidade. Grupos de Foco. O estudo de caso. Etnografia. Observação participante. Pesquisa ação.

Método científico. Estrutura do projeto de pesquisa. Busca e revisão da literatura. Desenvolvimento do modelo conceitual: hipóteses; coerência da hipótese com a questão de pesquisa; resultados; discussão; conclusões; referências. Produção e escrita de artigos científicos.

Introdução à Simulação. Tipos de Modelos: Exemplos de estudos de simulação. Simulação de Monte Carlo – Simulação Manual. Coleta, análise e tratamento de dados para simulação. Modelagem. Aspectos computacionais. Análise de resultados.

Conceitos e definições: Água, Biodiversidade, Energia, Saneamento, Resíduos Sólidos. Engenharia e Meio Ambiente. Técnicas de minimização e reuso de água e resíduos. O uso de tecnologias mais limpas como alternativa para a diminuição de impactos Ambientais. Aplicações da produção mais limpa. Análise do ciclo de vida de produtos. Estudos de Caso.

Análise das decisões. Estruturação de problemas de decisão. Teoria da Mensuração. Modelos para tomada de decisão. Data minning.

O programa da disciplina será criado em função da necessidade de aprofundamento de conteúdos já existentes no curso, ou de novos conteúdos em função de necessidades específicas, como, dissertações, disponibilidade de professores ou de profissionais em oferecer complementos ou enriquecimentos de conteúdo.

Universidades Associadas